O tunense João Riél Manuel Nunes Vieira de Oliveira Brito assumiu no dia 04 de outubro de 2021, a presidência da Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul – ALBL. Tendo por Vice: Antonio Filipe Sampaio Neiva Soares e Secretária-geral: Adélia de Lourdes Klaus Einsfeld.
A Academia, sediada na Rua Plácido de Castro, 154, em Porto Alegre, congrega entre seus membros intelectuais do Rio Grande do Sul e de Portugal e visa fomentar a cultura sob os mais variados aspectos, estreitando os laços culturais entre Brasil, RS e Portugal, com fito de promover um intercâmbio cultural com órgãos governamentais e entidades congêneres, tanto do Estado, quanto da união e do governo de Portugal, promovendo palestras, publicações, livros, coletâneas, revistas, exposições artísticas e concursos literários.
São produções da Academia o Jornal RS-Letras, Revista Científica Caosótica, TV Luso-brasileira e a Editora Caravelas. A entidade conta também com a biblioteca Fernando Pessoa, com mais de 08 mil volumes de obras raras, editadas no Brasil e em Portugal.
Fonte: Rádio Geração